Em sessão solene na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira tomou posse o novo governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB). Ele assume o cargo depois da renúncia de Eduardo Leite (PSDB) que deixou o cargo para se colocar à disposição para concorrer nas próximas eleições. Ranolfo tem 55 anos e foi delegado de polícia. Está na carreira pública há 36 anos, sendo eleito vice-governador do Estado em 2018, quando também assumiu a Secretaria de Segurança Pública (SSP). A solenidade de posse começou pouco depois das 17h e foi aberta pelo presidente da AL, o deputado santa-mariense Valdeci Oliveira (PT).
Em seu discurso, o novo governador citou os avanços da segurança pública do Estado nos últimos anos e reforçou que contribuiu com o governo desde o começo. Ele também salientou que ser vice de Eduardo Leite foi viver em uma sala de aula com lições de dignidade, competência e discernimento.
- Assumo serenamente, como é do meu feitio. Estou ciente do propósito e das possibilidades. Colhi, ao longo desses anos, todo o proveito possível da carreira pública. Temos ainda nove meses pela frente. É o tempo de uma gestação, prazo no qual a natureza produz sua principal criação. Vamos olhar para o RS como um pai cuida do seu filho - disse.
'O que me move é completar este governo', diz Ranolfo Vieira Júnior em entrevista à CDN
Ranolfo Vieira Júnior também disse que assume com o mesmo objetivo e diretrizes da administração e que dará seguimento ao que foi feito, citando o reequilíbrio financeiro do Estado. O novo governador também salientou que pretende manter um elevado nível de relação com a AL, que, segundo ele, sempre esteve ao lado do governo em busca do melhor para o povo gaúcho.
- Ao Rio Grande do Sul entrego o sentido da minha vida e o juramento da minha lealdade como governador do todos os gaúchos - finalizou.
Valdeci Oliveira, presidente da AL, desejou boas-vindas e êxito ao novo governador. Exaltou a relação de respeito e diálogo fraterno desde a época em que Ranolfo comandou a Polícia Civil gaúcha. O deputado pediu atenção à situação dos trabalhadores do campo e ao combate à violência contra a mulher.
- A Assembleia seguirá aberta e parceira para o desenvolvimento do nosso Estado. Aberta ao diálogo e à construção de políticas públicas. Vamos seguir, também, fiscalizando o governo e cobrando pelos anseios da população. Somos 55 deputados que, acima das diferenças políticas, estão comprometidos com a sociedade gaúcha - observou Valdeci.
A sessão solene foi acompanhada por diversas autoridades, entre elas o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), o deputado federal Maurício Dziedricki (PTB), representando a Câmara dos Deputados, e os senadores Lasier Martins (PSD) e Luis Carlos Heinze (Progressistas).
TRANSMISSÃO DO CARGO
Às 18h30min, no Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite transmitiu o cargo ao vice-governador. Em fala, o agora ex-governador, comentou como o período em que governou ao lado de Ranolfo.
- Começamos a construir nossa campanha juntos ao final de 2017, quando nossos partidos iniciaram as conversas. Procuramos sempre construir soluções para o Estado. O projeto de transformação passa para outro líder. Homem honrado e capaz que esteve ao meu lado em todos os momentos cruciais do governo - disse Leite ao se referir a Ranolfo.
Ao falar de sonhos, Leite disse que vai seguir no caminho do pensamento coletivo, sem indicar quais outras escolhas na política.
QUEM É RANOLFO VIEIRA JÚNIOR
Foi delegado de polícia desde 1998 e dirigiu o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) por seis anos. Entre 2011 e 2014, foi chefe de polícia do RS. Presidiu o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil do Brasil. Foi professor da Ulbra e da Academia da Polícia Civil (Acadepol/RS). Em Canoas, esteve à frente da Secretaria da Segurança Pública e Cidadania do município. No governo, além de vice-governador, acumulou o cargo de secretário estadual da Segurança Pública.